Atingir Seus Objetivos
Desenvolvimento Pessoal

Você Não Precisa ser Escolhido para Atingir os Seus Objetivos

Parece que existe uma visão em nossa sociedade que o sucesso é fruto de algum truque, ou é um conhecimento dado à poucos, e que somente tendo acesso a tais segredos que você finalmente conseguirá atingir os seus objetivos sem nem precisar sequer refazer nenhum passo ou pestanejar.

Parece forçado certo? Mas se você parar para pensar, aquele curso que te frustrou, aquele livro que prometia X e Y e que não chegou nem perto do que esperava, entre diversos outros exemplos… Tudo isso é uma busca pessoal acerca dessa mística sobre o sucesso. A verdade é que não existe resposta certa, ou fórmula para tal.

 

Qual o caminho para atingir meus objetivos?

 

Pois é, eu acabei de falar que não existe fórmula para o sucesso, e já estou aqui tentando fazer você continuar lendo o post dando um passo a passo de como atingir seus objetivos… O problema é que realmente não existe nenhuma garantir que um dia você irá alcançar os mesmos.

Seria um tanto quanto pretencioso defender a ideia de que com muito esforço todos seriam capazes de atingir os objetivos mais impossíveis. Porém, na grande maioria das vezes o próprio caminho de trilhar e ir atrás de seus sonhos, é aquilo que irá no final fazer você estar verdadeiramente feliz.

Explorar, errar, não saber o que fazer, tudo isso faz parte dessa caminhada, e é preciso estar em paz com isso para poder seguir trilhando esse caminho, que na grande maioria das vezes nunca terá um fim.

Então, resumidamente, a melhor maneira de atingir os seus objetivos é fazer algo hoje que você ficará orgulhoso de lembrar que começou, daqui a 15 anos.

 

Faz sentido ter medo de errar?

 

Havia em algum momento distante no universo o cenário onde um simples erro poderia acabar com toda a sua vida, você ser comido por urso polar, perder algum embate dentro de uma tribo, fazer algo muito estranho numa cidade extremamente pequena em que todo mundo se conhece, e por aí vai. Cometer um erro nesse cenário, era realmente algo bastante preocupante, pois poderia impactar toda a sua vida.

A verdade é que hoje em dia errar em termos criativos e nas escolhas de vida, não é algo que realmente possa levar a um resultado desastroso. Óbvio que existem ainda muitas profissões e tarefas que não permitem o erro, principalmente exatas e médicas. O que não é o caso com criatividade e desenvolvimento pessoal.

O medo que temos de errar então, não passa de um medo irreal, que existe apenas em nossas mentes. E de modo a evitar errar e ter medo, vivemos buscando e tentando aprender o máximo sobre tudo, antes mesmos de começarmos a fazer algo e sabermos se realmente gostamos daquilo.

O que precisamos fazer é acreditarmos em nossos instintos e não termos medo de ir atrás daquilo que acreditamos, pois com certeza iremos errar diversas vezes, mudar de ideia, e buscar novos caminhos, e são exatamente esses erros que irão nos fazer crescer e caminhar cada vez mais rumo aquilo que nos tornará verdadeiros com nós mesmos.

“Se você deseja estar em algum campo relacionado com a criatividade e espera uma garantia, você está no lugar errado.” (Seth Godin durante Creative Live 30 days of Genius)

 

Não espere ser escolhido para atingir os seus objetivos

 

Respondendo então a pergunta que gerou esse post, não espere ser escolhido, ou receber uma sabedoria divina de algum monge no topo da montanha mais alta dos alpes Chilenos. Comece com o que você tem, hoje, agora, e veja no que isso irá te levar daqui alguns anos. E pode ter certeza, que esses momentos que mais lhe causavam angústia serão os que você lembrará com mais carinho.

Compartilhar