Fashion Week 2018 Looks Masculinos
Moda Para Homens

São Paulo Fashion Week 2018

Enquanto a grande maioria das pessoas presentes no São Paulo Fashion Week 2018 – que rolou entre os dias 22 e 26 de abril no Pavilhão de Culturas Brasileiras – estava com as suas atenções voltadas para as passarelas, e as principais tendências que as grandes marcas apresentavam para o cenário brasileiro, nós (diferentões) estávamos mais interessados em outra coisa.

Sabemos que ainda existe muito daquele velho preconceito contra homens que gostam de se vestir bem e a associação de tal costume com a feminilidade da pessoa. Felizmente isso tem diminuído com o tempo, principalmente nas grandes metrópoles do país. Foi exatamente esse nicho que estávamos interessados em explorar e analisar, a moda urbana masculina.

Buscamos traçar um panorama dos caminhos para os quais a moda masculina vai caminhar no Brasil neste ano. Para isso não queríamos ver a proposta das marcas para o nicho, mas sim o que o público realmente está vestindo e o quanto está ousando nas suas escolhas.

Claro, não poderíamos estar num local mais adequado. Em um evento como o Fashion Week, logo vem à cabeça que é lá que você vai encontrar o público propício para essa análise. E, antes que você diga alguma coisa, vimos, sim, uma quantidade grande de peças, acessórios e roupas diferenciadas, porém grande parte utilizada pelo público feminino.

 

Primeiras Impressões

 

Andando por um tempo no evento, buscando combinações interessantes para fotografar e trazer de inspiração para esta matéria, logo encontramos um cenário peculiar: após as primeiras fotos, a quantidade de looks masculinos que víamos e achávamos interessante foi diminuindo.

 

Look Masculino Social Esportivo
Look Masculino Social Esportivo

 

Isso se deve porque, de maneira geral, o público masculino tendeu a utilizar looks padrão. Quase tudo se resumia àquele conjunto de camiseta long básica, um jeans com a barra da calça dobrada, um sneaker e uma jaqueta por cima.

 

Look Masculino Gustavo Dapieve
Look Masculino Gustavo Dapieve

 

Notamos também que grande parte da inspiração dos estilos presentes no evento vem das fotos e imagens que mais ganham destaque no Pinterest e Instagram. Aí, você pergunta: “existe algum problema nisso?”. Na verdade, de um ponto de vista superficial, não.

O público masculino vê o que está rolando e ganhando destaque fora do país, traz esse estilo para o Brasil e aproveita para copiá-lo. Tendo em consideração o número de pessoas que seguem as tendências de moda masculina no Brasil, essa parece ser uma saída um tanto quanto inovadora.

 

Look Masculino Felipe Solemene
Look Masculino Felipe Solemene

Que Tipo de História Você Quer Contar

 

Todas as escolhas que fazemos em nossas vidas refletem algo sobre nossa personalidade e contam uma história sobre o tipo de pessoa que somos. E isso não é diferente com as nossas vestimentas.

Não há nada de errado em copiar o que vemos de fora. Ron Howard, famoso diretor de cinema, diz que tudo na vida é uma cópia do passado com um “twist”, algo inédito que se traz para criar uma narrativa própria. Se pensarmos em termos de look, podemos concluir a mesma coisa.

Por exemplo, quando estamos pensando no que vestir, vemos uma opção baseada em um estilo que achamos interessante, e que conversa com a nossa personalidade. Utilizamos aquela ideia como inspiração e, a ela, adicionamos peças novas, uma história própria, que tornam aquele visual único para a nossa individualidade.

Então a “cópia” em si não é um problema, mas sim a sua literalização.

 

Look Masculino Will Pissinini
Look Masculino Will Pissinini

 

Porém, ao voltarmos para a análise do ambiente no São Paulo Fashion Week 2018, é difícil acreditar que grande parte do público masculino tenha estilos e personalidades tão parecidos, a ponto de seguirem um padrão específico desse cenário.

Nesse caso particular diríamos não ser tão interessante, pois não criam, nem desenvolvem, uma identidade forte individual ou desse nicho em nosso país.

Além disso, esse fato nos leva a crer que as pessoas estão se vestindo para atingir um resultado visual específico, e não para contar uma história, transpondo suas personalidades.

 

Para toda regra existe uma exceção

 

É claro que nem todos estavam vestidos iguais, e vimos muita coisa interessante: jaquetas e blazers com cores vibrantes, camisetas com cortes diferenciados, meias e sapatos com padrões gráficos quadriculados, entre outros.

Em termos mais específicos, as cores ainda tendem a ficar bastante nos tons mais neutros e poucos homens ousam opções mais saturadas e extravagantes.

 

Look Masculino Casual
Look Masculino Casual

 

Alguns cortes diferenciados também nos chamaram a atenção durante o São Paulo Fashion Week 2018 e trouxeram destaque pela assimetria. Talvez esses cortes sejam a grande aposta da moda urbana masculina brasileira para os próximos meses.

 

Look Masculino
Look Masculino

 

O marrom escuro e o cinza claro começam a ganhar força e vêm substituindo o preto e branco básico dos conjuntos mais diferentes. As meias coloridas continuam em alta e os sneakers brancos permanecerão mais um tempo presentes na noite paulistana e, consequentemente, brasileira.

 

Look Masculino Felipe V.H
Look Masculino Felipe V.H

Concluindo

 

Para finalizar, o que gostaríamos de destacar é o seguinte: sim, é muito legal que o público masculino tenha tentado, cada vez mais, expandir seu conhecimento e abrir o leque de opções no guarda-roupa, principalmente usando como fonte a moda internacional. Porém, copiar por copiar é simplesmente se vestir para ser apreciado pelos outros.

 

Look Masculino Ygor
Look Masculino Ygor

 

Afinal – e mais importante –, se vestir bem é escolher peças de acordo com a sua própria personalidade e ter coragem suficiente de fazer uma afirmação que tenha relação com o que você quer contar sobre você para as pessoas à sua volta.

E você? Que história pretende contar?

Edição por Danilo Sakamoto e Jackson Hoepers*


Compartilhar

Posts Relacionados